03
Jan 10

2009

 

Realização: Alejandro Amenábar

Intérpretes: Rachel Weisz, Max Minghella, Oscar Isaac

Sinopse:

Século IV. No Egipto, sob o poder do Império Romano, violentos confrontos sociais e religiosos invadem as ruas de Alexandria... Presa entre paredes, sem poder sair da lendária livraria da cidade, a brilhante astrónoma, Hypatia, com a ajuda dos seus discípulos, faz tudo para salvar os documentos da sabedoria do Antigo Mundo... Entre os discípulos, encontram-se dois homens que disputam o seu coração: o inteligente e privilegiado Orestes e o jovem Davus, escravo de Hypatia, dividido entre o amor secreto que nutre por ela e a liberdade que poderá ter ao juntar-se à imparável vaga de Cristãos.

 

Trailer:

 

 

OPINIÃO:

Um grande épico que retrata as batalhas sangrentas ocorridas na capital egípcia entre o Cristianismo e um mundo antigo que se desmoronava. Nesta altura perdeu-se a primeira autêntica biblioteca, A Grande Biblioteca de Alexandria. Um filme totalmente recomendado.

 

 

 

Curiosidade:


1300 anos depois da sua destruição,a Biblioteca de Alexandria, no Egipto, nasce novamente.

 

 

A Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores bibliotecas do mundo e localizava-se na cidade de Alexandria. Considera-se que tenha sido fundada no início do século 3 a.C. durante o reinado de Ptolomeu II do Egipto após o seu pai ter construído o Templo das Musas (Museum). É atribuída a Demétrio de Falero a sua organização inicial. Uma nova biblioteca foi inaugurada em 2003, próxima ao sítio da antiga. Estima-se que a biblioteca tenha armazenado mais de 400.000 rolos de papiro, podendo ter chegado a 700.000. Foi destruída parcialmente inúmeras vezes, até que em 646 foi queimada por completo pelos árabes.Vinham pesquisadores e estudiosos dos dois hemisférios para ter contacto com os sábios ali sitiados, como Hipátia, ou com outros também de passagem.

 

Cidade de Alexandria:

 

Foi fundada por Alexandre, o Grande, no ano 331 a.C. e rapidamente se desenvolveu a ponto de se converter no centro cultural do mundo antigo. Tornou-se parte do Império Romano em 30 a.C.. Tinha cerca de 300 mil cidadãos e uma população total de 750.000 habitantes nessa época, o que a tornou a segunda maior cidade do mundo depois de Roma. Tinha um porto gigante para a época com a maior capacidade de volume de comércio do mundo.

Foi conquistada pelos
árabes em 642, que mudaram a capital do Egipto para o Cairo em 969, acelerando a decadência da cidade, já iniciada devido ao assoreamento dos canais de ligação ao Nilo. No início do século XIX tinha apenas 4 mil habitantes. A prosperidade voltou depois da construção de um canal de ligação ao Nilo em 1819, tornando-se uma cidade cosmopolita, com grande percentagem de população estrangeira.

 

Fonte 


Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


pesquisar neste blog
 
comentários recentes
eu não assisti o filme mais onde o lindo a...
Your content is incredible, can\'t wait for more i...
também é um dos meus favoritos.confesso que adapta...
Este filme é bonito, tanto para a história é muito...
adorei foi o ,elhor filme q eu ja vii
Se o filme não fosse baseado em factos reais eu di...
Um belíssimo filme com imagens fantásticas.
Uma comédia romântica engraçada com um excelente e...
Um comovente filme que nos deixa sem palavras do i...
Simplesmente delicioso!!! Para ver e rever.
blogs SAPO